A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada pela Câmara de Vereadores para apurar possíveis irregularidades no parque de máquinas da prefeitura de Santa Maria definiu ontem um plano de trabalho e a contratação de um perito para ajudar nas investigações.
Mesmo com o prazo suspenso por causa do recesso parlamentar, já se passaram duas semanas desde a data da instalação. O presidente da CPI, Juliano Soares (PSDB), Juba, justifica a contratação de um especialista em máquinas como fundamental às investigações sobre possível sucateamento do maquinário.
Ficou acertado que a partir do dia 1º de agosto, quando o prazo voltará a ser contado, a CPI se reunirá todas as quartas-feiras, às 14h. Além da cópia da sindicância instaurada no final da administração passada, a comissão aguarda o levantamento dos bens da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (antiga Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços).
O que pensam os políticos de Santa Maria sobre a condenação de Lula
Para agilizar procedimentos e acertar uma visita ao parque de máquinas, os três membros da CPI terão uma reunião com o chefe da Casa Civil e secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Guilherme Cortez, no início da próxima semana.
A reunião de ontem foi acompanhada pelos vereadores Valdir Oliveira (PT), líder da oposição; Daniel Diniz (PT) e Manoel Badke (DEM), Maneco, líder do governo.
O petista e o democrata investigaram, no ano passado, leilões para a venda de máquinas que estariam sucateadas. Além de Juba, a CPI é formada por Vanderlei Araújo (PP), vice-presidente; e Marion Mortari (PSD), relator. O prazo para conclusão do trabalho é de 120 dias.
ENROSCO QUE SE ARRASTA
Projeto que permite acesso de animais a lojas e outros locais causa polêmica
–Em 18 de junho de 2016, uma comissão especial da Câmara de Vereadores concluiu relatório sobre licitação de bens inservíveis (sucata) do parque de máquinas
– A comissão relatou problemas, entre eles a existência de 1 máquina de fabricação chinesa sem licença para uso
– O relatório foi encaminhado, ainda em 2016, à prefeitura e anexado à sindicância em andamento no Executivo
– No dia 7 de junho, por iniciativa da oposição, os 21 vereadores assinaram requerimento para abertura de uma CPI para investigar as supostas irregularidades
– O requerimento foi protocolado em 9 de junho, mas a CPI só foi criada 20 dias depois, no dia 29 de junho
VÍDEO: o que pensam os vereadores de Santa Maria sobre a situação de Temer
– Dia 3 de julho, a CPI realizou sua 1ª reunião e solicitou à prefeitura cópia da sindicância e do levantamento patrimonial da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos de 2015 a 2017
– Dia 10 de julho, membros da CPI visitaram as 2 oficinas onde 2 equipamentos aguardam conserto
–Em reunião realizada ontem, a CPI definiu que a partir de 2 de agosto, vai se reunir todas as quartas-feiras, às 14h
– A CPI também pediu reunião com a Casa Civil para acertar o cronograma de trabalho e uma data para visitar o parque de máquinas
– O prazo para a CPI concluir as investigações é de 4 meses (90 dias com possibilidade de prorrogação por mais 30)